Jornada nordestina de pesquisas em Comunicação e Futebol começa nesta quarta; confira a programação

Banner de divulgação do evento. Arte: ReNEme

Um evento para divulgar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas por estudantes de mestrado e doutorado nordestinas/os em programas pós-graduação que versam sobre futebol no campo da Comunicação e em áreas afins. Esse é o objetivo da Jornada nordestina de pós-graduandas/os em Comunicação e Futebol, que será realizada esta semana, de quarta-feira (dia 9) a sexta-feira (dia 11), com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do portal Ludopédio. Além dos congressistas, o evento também emitirá certificado gratuito aos ouvintes – a partir de formulário de frequência disponibilizado durante cada sessão.

Ao todo, 19 trabalhos estão inscritos, divididos em cinco eixos temáticos: 1) A apropriação política do futebol, 2) Representações de gênero no futebol, 3) Programas midiáticos de futebol, 4) Economia Política do Futebol e 5) Formas de torcer. A programação começa na noite da quarta-feira, com a abertura do evento às 19h. Na sequência, às 19h30min, começam as apresentações, que seguem pela quinta e sexta-feira a partir das 14h30min. O encerramento do evento ocorre na sexta-feira, 11, às 22h.

A Jornada é uma iniciativa da Rede nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme), que será lançada oficialmente por ocasião da jornada. O grupo já conta com representações de discentes e docentes vinculados a universidades públicas de estados como Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.

O evento conta ainda com a organização do grupo de pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação (CEPCOM), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e tem também os apoios do capítulo Brasil do União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e da Cultura (Ulepicc-Brasil), com a jornada sendo um dos pré-eventos do 8° Encontro Ulepicc-Brasil; Laboratório de Estudos em Esporte e Mídia (LEME), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); e do Ludopédio, portal de produção e divulgação científica sobre futebol.

SERVIÇO
Jornada nordestina de pós-graduandas/os em Comunicação e Futebol
Data: de 9 a 11 de setembro de 2020
Local: transmissão pelo canal do Youtube do Ludopédio

Confira a programação dos trabalhos que serão apresentados no evento:

09/09 (quarta-feira)
19h-19h30 – Abertura do evento

19h30-21h30 – Sessão 1: A apropriação política do futebol (Mediação: Marco Lourenço/Ludopédio)
– O futebol brasileiro como soft power: um estudo das narrativas da imprensa internacional (Rodrigo Nascimento Reis)
– Ditadura e futebol em Portugal e no Brasil (1964-1974):  nacionalismo,  imprensa e propaganda numa perspectiva comparada (Rodrigo Carrapatoso de Lima)
– O fenômeno popular e a plataforma do populismo: um olhar sobre a apropriação do futebol como sustentáculo do poder político. (André Costa Lucena)

10/9 (quinta-feira)
14h30-16h30: Sessão 2: Representações de gênero no futebol (Mediação: Leda Costa/LEME/UERJ)
– Noticiabilidades na Placar: a mutação dos valores-notícias em três décadas de cobertura acerca do futebol de mulheres (Daniel Leal)
– Futebol de Mulheres: um estudo feminista nos campos e nas arquibancadas de João Pessoa/PB (Ana Daniella Fechine)
– “Juventude, Gênero e Torcida”: Uma análise da trajetória de homens e mulheres na Torcida Organizada Mancha Azul (João Victor Mendes)

19h-21h30 – Sessão 3: Programas midiáticos de futebol (Mediação Emerson Esteves/ReNEme)
– Por um modelo da participação do espectador em programas televisivos sobre futebol (Pedro Paula de Oliveira Vasconcelos)
– PARA ALÉM DO FUTEBOL: A visibilidade dos outros esportes no jornalismo esportivo de televisão em João Pessoa (Raniery Soares Lacerda)
– Perfil do conteúdo jornalístico exibido pelo Globo Esporte Paraíba, da TV Cabo Branco (José Nunes Vieira Neto)
– A TRANSMISSÃO DE FUTEBOL NA TEVÊ PÚBLICA COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO COM O PÚBLICO – O  CASO DA TV UFPB DE 2013 A 2015 (Thiago Marques de Figueiredo)

11/9 (sexta-feira)
14h30-17h: Sessão 4: Economia Política do Futebol (Mediação: Fausto Amaro/LEME/UERJ)
– Um modelo para regulamentação dos direitos de transmissão de futebol (Anderson David Gomes dos Santos)
– Faixa, rota e bola: o futebol como instrumento do soft power chinês (Emanuel Leite Júnior)
– Associações de cidadãos no futebol: pertença, afeto e negócio (Irlan Simões Santos)
– TRANSFORMAÇÕES NOS MODELOS DE NEGÓCIO DAS TRANSMISSÕES AUDIOVISUAIS ESPORTIVAS (Maria Lua Ribeiro Araújo)

19h-22h: Sessão 5: Formas de torcer (Mediação: Victor Figols/Ludopédio)
– A interação do ouvinte/internauta em comentários nas lives do Facebook: a experiência do programa de rádio Toque Esportivo (Bruno Anderson Ferreira Balacó)
– O Botafogo da Paraíba e as múltiplas formas de torcer (Phelipe Caldas Pontes)
– Regionalização da mídia esportiva e a (des)construção dos modos de torcer: o discurso midiático no desenvolvimento e fortalecimento do Nordeste imaginado (Ana Flávia Nóbrega) – A questão nordestina no futebol. (Hévilla Wanderley Fernandes)
– O Torcedor Padrão Fifa: transformações arquitetônicas, transformações nos modos de torcer (Diego Batista de Morais)

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